Peniche<br />Surf News
  • Início
  • Notícias
  • Opinião
  • Figuras
    • Figurinhas do Surf Penicheiro
    • Figuras do Surf Penicheiro
  • Px Surf News
    • Editorial
  • História e Estórias
    • Estórias do Surf Penicheiro
    • História do Surf Penicheiro
  • Madié da Praia
  • Fora d' Água
  • Foto Galeria
  • Há Ondas?
  • Link's
    • Institucionais
    • Surf Camp & Surf School
    • Outros
  • Início
  • Notícias
  • Opinião
  • Figuras
    • Figurinhas do Surf Penicheiro
    • Figuras do Surf Penicheiro
  • Px Surf News
    • Editorial
  • História e Estórias
    • Estórias do Surf Penicheiro
    • História do Surf Penicheiro
  • Madié da Praia
  • Fora d' Água
  • Foto Galeria
  • Há Ondas?
  • Link's
    • Institucionais
    • Surf Camp & Surf School
    • Outros

Capítulo (mais)Perfeito

9/3/2012

6 Comentários

 
Picture
Fez-se justiça. Se me permitem o pleonasmo, o Capítulo Perfeito aperfeiçoou-se.

Terminaram ontem, dia 8 de Março, as votações para eleger os 15 surfistas que vão participar no Rip Curl CAPÍTULO PERFEITO.

O apuramento dos surfistas, como todos sabemos, foi feito através de votação “online” no site oficial do evento (www.capituloperfeito.com), que decorreu entre os dias 1 e 8 de Março. Os atletas mais votados pelo público garantiam assim acesso direto à prova.

Depois da polémica que este Capítulo Perfeito gerou no seio dos surfistas de Peniche, a votação veio repor a injustiça que lhes tinha sido feita inicialmente, o Jorge Cação, surfista emblemático desta terra de excelentes ondas, ele que trata por tu os tubos dos Supertubos, garantiu por mérito próprio a sua presença através da votação a que erradamente foi sujeito.

Há no entanto dois gestos por parte da organização, aos quais quero dar eco, e que muito me satisfizeram, pois se é importante criticarmos quando achamos que está mal, não é menos importante louvarmos quando achamos que está bem.

O primeiro para referir que a organização decidiu atribuir uma vaga de “wild-card” a outro surfista de Peniche, de seu nome Nuno Silva.

O segundo, para dizer que o painel de júris, irá ter também representação local, e que resulta de um pedido expresso por parte da organização à entidade competente, no caso a Federação Portuguesa de Surf, nesse sentido, o que muito nos apraz.

Registo com enorme agrado estes factos por parte da organização deste evento, que acima de tudo encaro como atos de reconhecimento, respeito e valorização para com o surf penicheiro. Agora sim, posso dizê-lo, estiveram bem, estiveram mesmo muito bem.

Outra palavra é devida à acção desenvolvida por António José Correia, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, no empenho demostrado no sentido de mediar todo este imbróglio.

Assim, os atletas que irão surfar ondas de sonho na Praia dos Supertubos serão os seguintes:

- Vasco Ribeiro (profissional)

- Tiago Pires (profissional)

- Nicolau Von Rupp (profissional)

- Edgar Nozes (profissional)

- Frederico Morais (profissional)

- João Guedes (profissional)

- Ruben Gonzalez (profissional)

- João Macedo (free surfer)

- Ivo Cação (free surfer)

- Ivo Santos (free surfer)

- Pedro Monteiro (free surfer)

- António Silva (free surfer)

- Tiago Oliveira (soul surfer)

- Rodrigo Herédia (soul surfer)

- JORGE CAÇÃO (soul surfer)

- Pedro Lima (wildcard)

- NUNO SILVA (wildcard)

Fonte: SurfPortugal.pt


6 Comentários
Gonçalo Brás
9/3/2012 13:29:54

Capitulo mais perfeito!? Talvez, numa escala de 0 a 20, com as iniciativas acima descritas, tenha melhorado para 5!? As migalhas oferecidas, que é disso que se trata, são completamente insuficientes para camuflar uma verdade inequívoca: um campeonato nos super, com dois meses de espera, para pessoal que faz regularmente surf nos coxos ou nas ondas da linha.

No lançamento do evento, Jorge Cação era o único representante local ao que a organização, talvez por pressões diversas, decidiu agora atribuir um "wildcard" a outro atleta local. Que grande decisão! Num total de 17 atletas, 2 são locais de Peniche os restantes costumam andar pela zona dos coxos. Agora tirem as vossas ilações...

Já agora, a título de curiosidade, para quando um campeonato nos coxos com 15 atletas de Peniche e 1 atleta da Ericeira? 1!? Pois, talvez apenas 1 atleta da Ericeira seja pouco... Caso haja algum tipo de pressão, apenas e só nesta condição, sugiro que se considere a entrada de 2 atletas da Ericeira. Que acham desta sugestão? Teria sucesso?

Responder
Gonçalo Brás
9/3/2012 13:41:12

Tenho uma posição completamente contrária às privatizações de sectores estratégicos da nossa economia. No entanto, apesar de se sucederem a um ritmo acima do desejável, quem se apropria de parte do capital de uma empresa paga! Neste caso, com uma pequena diferença, assistimos à privatização das ondas em Peniche com a realização de campeonatos de algibeira! A diferença é que quem privatiza não quer pagar! Sim, leram bem, pagar! Neste caso particular, por exemplo, o acto de pagar poderia passar: (i) pela melhoria das zonas envolventes de algumas praias de Peniche, (ii) pelo apoio ao clube local através do fornecimento de alguns materiais imprescindíveis ao seu funcionamento, (iii) por diversas acções promocionais nas escolas do Concelho com o objectivo de sensibilizar os jovens para a prática do surf, (iv) por eventuais investimentos que gravitam em torno da modalidade, geradores de emprego (local) e em prol da dinâmica económica local.

São pequenos exemplos que me ocorrem cujas entidades promotoras devem ter em consideração aquando da realização de um qualquer evento na dita Capital da Onda. O epíteto que dá conta do posicionamento de Peniche na fileira da onda – Capital da Onda - não poderia ser mais feliz. É que, assuma ele as mais diversas formas, a Onda exige o Capital de quem dela usufrui.

Responder
Joana
10/3/2012 03:33:10

e agora venham ondas perfeitas com mais de 2 metros e vamos ver quem dá espetáculo!!

Responder
João
13/3/2012 07:16:41

Mas que texto é este!! Estou completamente incrédulo... não só pela mudança radical de discurso, como pela comunidade que antes falou e agora se cala... somos de facto os pobres que se contentam com as migalhas, porque isto são migalhas de quem não teve o minimo respeito pela comunidade. Não querem problemas, apenas isso... e tentam passar uns paninhos quentes... mas há uma coisa que não mudou e não há paninhos quentes que ajudem, é que tudo isto começou com um interesse comercial, politico e nunca em prol dos surfistas de Peniche.

"Registo com enorme agrado estes factos por parte da organização deste evento, que acima de tudo encaro como atos de reconhecimento, respeito e valorização para com o surf penicheiro. Agora sim, posso dizê-lo, estiveram bem, estiveram mesmo muito bem", é a minha frase preferida.

Agora está tudo bem não é? tudo mesmo muito bem!! São uns grandas bacanos e tudo o que foi dito antes não faz sentido nenhum e nós, nós vamos estar sentados na areia a ver talvez um dos melhores dias de surf na nossa praia, os dois locais de Peniche a perderem de primeira e o representante local no painel de juri a fazer o seu único campeonato do ano. e a organização e os patrocinadores a rirem pela facilidade como deram a volta à questão.

SOMOS MESMO MUITO FRACOS, até parece que este blog foi comprado pela organização... É UMA VERGONHA!!

Responder
José Miguel Nunes
13/3/2012 12:19:03

Caro João

Em primeiro lugar este texto não é uma mudança radical de opinião, a minha opinião continua a mesma na sua essência, o que muda é o reconhecimento que tem de ser dado ao facto de ter havido abertura para ouvir as pretensões dos surfistas de Peniche, e que obviamente não poderiam ser todas atendidas numa altura em que tudo já estava a “rolar” numa fase muito avançada, mas ainda assim foi possível terem sido atendidas algumas.

Mas, o mais importante disto até nem foi isso, mas sim o facto dos surfistas de Peniche terem pela primeira vez sido ouvidos e atendidos por uma organização de um campeonato, o que possibilitará que em futuras provas isso possa acontecer em fases muito mais iniciais pelas organizações, esse foi sem dúvida o facto mais positivo de tudo isto.

Em segundo, não sei se os nossos representantes vão ser logo eliminados de primeira como diz, mas só o facto de o dizer mostra bem a confiança que deposita neles, pois deixe que lhe diga, eu tenho muita confiança neles, e acho que não irão envergonhar os surfistas de Peniche com as suas prestações.

Por fim, quero dizer-lhe muito diretamente que não lhe admito nem a si, nem a ninguém, que levante a mínima suspeita relativamente à minha honestidade.

Este “blog” não foi, não é, nem nunca será comprado por esta organização, nem por qualquer outra, pelo simples facto do seu responsável, eu, não estar à venda em nenhuma situação da vida, incluindo esta, pois foi assim que o meu pai me educou.

Outra coisa que o meu pai me ensinou, foi que eu me identificasse sempre relativamente a qualquer coisa que escrevesse, e não me escondesse atrás de um qualquer nome comum, e é por essa razão que este “blog” não é do José, mas sim do José Miguel do Rosário Nunes.

Cumprimentos

Responder
Peniche Surfing Locals
14/3/2012 12:21:02

Caro João,

Das palavras depreende-se considerar-se surfista local. Se o é de facto, agradecia-se a identificação completa, para o adicionarmos ao grupo no facebook e, aí sim, expressar a sua opinião, entender e contribuir para a causa do surf em peniche, e não de forma anónima despejar palavras avulsas sem saber o que está em causa.

Um abraço e boas ondas!

Responder

Seu comentário será publicado após ser aprovado.


Enviar uma resposta.

    Arquivo

    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Junho 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Julho 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Julho 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.