Peniche<br />Surf News
  • Início
  • Notícias
  • Opinião
  • Figuras
    • Figurinhas do Surf Penicheiro
    • Figuras do Surf Penicheiro
  • Px Surf News
    • Editorial
  • História e Estórias
    • Estórias do Surf Penicheiro
    • História do Surf Penicheiro
  • Madié da Praia
  • Fora d' Água
  • Foto Galeria
  • Há Ondas?
  • Link's
    • Institucionais
    • Surf Camp & Surf School
    • Outros
  • Início
  • Notícias
  • Opinião
  • Figuras
    • Figurinhas do Surf Penicheiro
    • Figuras do Surf Penicheiro
  • Px Surf News
    • Editorial
  • História e Estórias
    • Estórias do Surf Penicheiro
    • História do Surf Penicheiro
  • Madié da Praia
  • Fora d' Água
  • Foto Galeria
  • Há Ondas?
  • Link's
    • Institucionais
    • Surf Camp & Surf School
    • Outros

Capitulo (im)perfeito

7/3/2012

41 Comentários

 
Picture
Capítulo Perfeito, o campeonato que promete, segundo palavras da própria organização “preencher um vazio no surf nacional”, realizado “em ondas perfeitas” com um grupo de “surfistas de alto nível que não se esgota no estrito grupo de atletas profissionais”.

Resumidamente é este o sentimento base por detrás da organização deste evento. Concordo e gosto desta ideia. Admiro a proactividade e empreendedorismo da organização, que colocou de pé um evento original, como o nosso Presidente disse e muito bem, mas o gostar e concordar com os princípios basilares da ideia, não significa concordar e gostar como a mesma foi implementada, e é aqui que a “porca torce o rabo”.

Em primeiro lugar quero repudiar veementemente o facto de a conferência de imprensa ter sido realizada em Cascais, e já que a organização do evento refere os comentários nas redes sociais para justificar o comunicado que fez, transcrevo um com o qual concordo plenamente: “Querem usar e abusar das ondas de Peniche como é normal, mas o lançamento da prova é feito em Cascais! porquê? Se vão usar e abusar das nossas ondas! Porque é que não fizeram o lançamento em Peniche? Também temos hotéis! Claro, é mais fino fazer em Cascais e assim os supostos organizadores não têm de sair de casa!”, e aproveito ainda para dizer que a explicação dada pela organização no tal comunicado não me convenceu nem um bocadinho, a qual transcrevo: “A organização esclarece que o local onde a conferência de imprensa teve lugar, foi escolhido em função do orçamento e dos apoios disponibilizados.”, em função do orçamento??? por favor, não brinquem comigo…

Vamos então tentar desmontar o que está nas entrelinhas das palavras bonitas que servem de apresentação do Capítulo Perfeito, e as implicações que isso trás para o surf e para os surfistas de Peniche, pois é isso que me interessa, o surf e os surfistas de Peniche.

Quando dizem que “Peniche vai ser o palco privilegiado deste espetáculo único e as suas ondas são as estrelas…”, desculpem que vos diga, mas não têm outro remédio, é que as ondas estão cá e não as podem levar para outro lugar, pois se pudessem, não tenho dúvidas que o tentariam fazer, portanto isto é só como se costuma dizer “para inglês ver”, pois o vosso interesse nunca foi, nem é, as ondas de Peniche, o surf em Peniche e muito menos os surfistas de Peniche.

Quando afirmam que “… a seleção dos atletas sujeitos a votação foi feita segundo critérios idóneos…”, que fique bem claro, que não tenho dúvidas absolutamente nenhumas sobre isso, agora existem outros critérios que deveriam ter sido metidos na equação, tais como, critérios de ordem moral e de bom senso para com os atletas de Peniche, ou julgavam que vinham para cá fazer um campeonato para convidados, repito, para convidados, em ondas perfeitas, em ondas que não existem em mais parte nenhuma do país, e depois a escolha recai em mais de 96% de atletas que nada têm a ver com Peniche, metendo lá pelo meio um de Peniche, que muito poucas hipóteses tem de ser escolhido por meio de votação. Não meus amigos, estiveram mal, muito mal mesmo, cometeram um enorme erro de estratégia. De uma vez por todas metam na cabeça que chega de se aproveitarem das ondas de Peniche sem dar nada em troca, não basta vir até cá fazer ondas perfeitas, curtir bué os Super e depois ir embora no final do dia de barriguinha cheia, … não …, já chega. Ainda vão a tempo de “emendar a mão” e mostrar algum respeito pelos surfistas de Peniche, aproveitem que isto ainda está no início.

Senhor Presidente, vai-me desculpar, mas não concordo consigo quando diz que “estes são os NOSSOS CAVALEIROS das ondas”, pelo menos, não são os meus, para mim, os NOSSOS CAVALEIROS das ondas são os de Peniche, e deveriam ser os seus também, o Senhor é Presidente da Câmara Municipal de Peniche, e nessa qualidade deveria ter EXIGIDO aos organizadores deste evento, que se o quisessem fazer em Peniche, tinham de incluir muito mais do que um surfista de Peniche na lista de convidados a votação, e garantir a presença sem votação de representação penicheira no evento.

É uma vergonha que numa conferência de imprensa de um campeonato para convidados a realizar em Peniche, não houvesse nenhum representante dos surfistas de Peniche, pelo simples facto de não poder haver, pois se só um foi incluído nos convidados, era ridículo estar lá a representar-se a si próprio.

Mais uma vez o surf e os surfistas penicheiros foram desrespeitados e humilhados, e não houve ninguém, repito, ninguém que os defendesse.

Esta foi a primeira fase de um capítulo que para o surf e para os surfistas de Peniche teve muito pouco de perfeito… aguardam-se desenvolvimentos.

41 Comentários
Bruno Alexandre
6/3/2012 16:36:19

Reparei neste texto quando foi postado na pagina do facebook, infelizmente já foi apagado da página do Capítulo Perfeito...

Além de concordar com o que foi escrito no texto é de referir que muitos dos surfistas que estão escolhidos para votação não são o exemplo perfeito do que é ser surfista, muitos deles estão dentro de água com o "Rei na Barriga" não respeitando os outros surfistas...

Força aos surfistas de Peniche
Abraço
Bruno

Responder
Ricardo Leopoldo
7/3/2012 01:59:15

Subscrevo

Responder
Nuno Costa
7/3/2012 02:54:39

Tambèm Suscrevo

Responder
Andre Cardoso
7/3/2012 03:06:21

Apoio o artigo, na integra.

Responder
Carlos Marques
7/3/2012 03:12:10

Tens toda a razão Zé. Isto até chega a ser insultuoso para com os surfistas de Peniche e a própria cidade. Um problema que tem muitos anos e, pelos vistos, está longe de acabar: Peniche só é "bom" para os forasteiros. Vergonhoso

Responder
Paulo Ramos
7/3/2012 03:41:31

Estou de pleno acordo com o que o José Miguel Nunes escreve. Como sempre e como gosto sem rodeios nem floreados. Parabéns Zé Miguel. Estou a ficar um pouco farto desta desrespeito pelo que de MELHOR Portugal tem na esfera do Surf assim como de reportagens em programas televisivos que passam imagens de Peniche e do Rip Curl Pro onde não se ouve uma vez só as palavras Peniche ou Supertubos, em vez disso falam muitas vezes de ondas proximas da Capital!!!!! Porquê???? Se o PALCO MAIOR JÁ HÁ MAIS DE 3 ANOS É PENICHE e a PRAIA DOS SUPERTUBOS!!!!! Coincidências????!!! NÃO ACREDITO.
O surf não é um desporto como muitos outros enquadrados em ambientes citadinos, estádios ou pavilhões. É exatamente o contrário, é a eterna procura da onda perfeita e se possível no local mais recôndito onde podemos encontrar aquela harmonia com a natureza.
Por isso, senhores organizadores e outros cargos influentes no surf português, deixem-se de tretas e respeitem Peniche, as suas ondas e surfistas.

Responder
Ana Reis
7/3/2012 04:02:38

Parabéns Zé por dares "voz" ao desagrado de tantos penicheiros que veem invadidas as nossas praias só porque sim e porque é bem...Continua!

Responder
Nuno
7/3/2012 04:15:41

Este evento não acrescenta nada ao surf de Peniche que sempre caminhou sozinho á margem do Surf Nacional. Deixem Peniche descansado e vão para a vossa terra fazer eventos , e a proxima vez que vierem a Peniche venham de Inverno durante a semana em um dia de ondas, e vejam quem anda por cá , muito poucos da vossa lista . Acho no minimo uma falta de respeito á comunidade de surf local , que nada lucra com estas feiras de vaidades . Conhecem em Portugal alguem com mais tempo dentro dos tubos dos Super que o Saca , Ruben e Cia . João Gonçalves ( Consulação ). Conhecem um embaixador com mais de 50 anos que seria capaz de dropar a onda do dia e mandar o tubo do dia e o drop in do dia , no pico do campeonato sem ser convidado. João Coelho. Abram a Pestana , que Peniche pode ter um presidente de pernas abertas , uma marca que pensa que é dona da terra embora nunca tendo feito nada pelo surf local , mas não está á venda. RESPECT THE LOCALS

Responder
Gonçalo Brás
7/3/2012 04:34:23

A verdade de um capítulo que ainda não começou. É que há capítulos que se encerram com o seu início...

Responder
Nuno Gouveia
7/3/2012 05:00:37

"Foram escolhidos pela organização 30 surfistas que por uma razão ou por outra preenchem esta lista, reconhecidos como uns dos melhores surfistas em Portugal em ondas perfeitas."

Isto faz-me lembrar um sketch dos gato fedorento! ah e tal, por uma razão ou por outra...

Não vale a pena fazer mais comentários, concordo com tudo o que acima foi dito.

Responder
Filipe Bruno
7/3/2012 05:35:12

Subscrevo

Responder
Kike
7/3/2012 05:43:05

É de facto verdade o esquecimento e a falta de reconhecimento aos surfistas locais na organização de este evento. Um passo à frente no caminho da comercialização, na capitalização e na politicagem das ondas como um "produto" que serve para "mostrar" o que há de bom em Peniche!?... triste caminho que o surf esta seguir! triste gestão da onda mãe!...queria ver este Capitulo Perfeito a ser promovido nos COXOS e sem convidar locais...

Responder
Jose Pereira
7/3/2012 06:31:12

O problema é que muitas das pessoas que estão por trás desta organização e de outras parecidas, não fazem surf nem querem saber do respeito pelo locais, nem se isso, vai trazer muito ou pouco crowd porque estes eventos são beneficos é para as marcas e para algumas pessoas que pretendem protagonismo á custa de uma onda.
O jorge cação deveria ser wildcard e quem quiser fazer campeonatos em Peniche deveria pagar ao club local como já se faz em muitos lugares do mundo.
Respect the locals

Responder
Tino Rico
7/3/2012 07:03:34

Subscrevo.
E apenas vejo que há mais uma prova a realizar em Peniche desrespeitando os locais, e investimento nas nossas PRAIAS????
Melhoramentos?????
ZERO.
Até agora a diferença, pra além do protagonismo de alguns, foi a DESTRUIÇÃO do PICO da MOTA.

Responder
Bernardo Ramos
7/3/2012 08:11:56

Concordo com tudo o que foi dito em cima, mas acho ke o momento de agir é este, de tomar outras atitudes mais severas paraque se possa entender que nada pode ser feito à revelia do povo que aqui ainda à quem mande, A HORA É ESTA

Responder
Paulo Beli
7/3/2012 08:17:16

Boicote-se.

Responder
Martins
7/3/2012 08:45:48

Amigos a explicação para todo este aparato é simples !! Para quem não sabe a divulgação internacional do Turismo de Portugal está ao encargo de Lisboa, Lisboa como area metropolitana e região de turismo.
Neste momento encontra-se em discussão a integração do Turismo do Oeste nesta grande area turistica que é Lisboa, claro está que todos os esforços estão a ser feitos para que tal não aconteça por parte da nossa entidade que é a RTO, senão, então aí será o fim do turismo tal como conhecemos e Lisboa irá "papar tudo".

Lisboa quando promove algo lá fora, promove como se fossem os proprios a fazer, portanto para eles os Super é na periferia.

O nosso presidente, que auto se intitula o Presidente da Onda, para ele lutar pelos interesses de Peniche como cidade dona e senhora das ondas Portuguesas, não, a sua imagem de Presidente cool, prevalece, os seus interesses futuristas na area do turismo prevalecem, é pena que o mesmo não lute por aquilo que é nosso por direito, que Peniche é dos penicheiros e só depois do resto do mundo.

Responder
António Albuquerque
7/3/2012 08:50:08

Permitam-me que acrescente que já me havia surpreendido com a imagem do Presidente da CMP sobre o prémio “Esforço excecional por parte de uma comunidade ou organizador num evento ASP”, quando de fundo estava Lisboa (Parque Eduardo Sétimo).

Não questionei, mas estranhei, com tanta beleza em Peniche…
Bom, podia não ter sido oportuno filmar em Peniche, tudo bem, pensei.

No entanto, na imagem que reproduzi no Peniche Online, onde lhe remetemos os parabéns, fiz uma montagem, com um fundo nosso, porque, precisamente, achei que surf e Parque Eduardo Sétimo não combinam.

Há dias escrevi um texto (http://antonioalbuquerque.blogs.sapo.pt/866.html) que cada vez mais percebo os motivos que consciente ou inconscientemente me impulsionaram a escrevê-lo…

Enfim, se calhar, aos poucos vamos percebendo o que cada um procura ou pretende alcançar com determinadas atitudes.

Juro que ainda não entendi… mas vou tentar entender.

Será uma candidatura à Camara de Lisboa ou de Cascais?

Que seja, mas como diz, e bem, o José Miguel Nunes “as ondas estão cá e não as podem levar para outro lugar”, e eu acrescento: podem ir que nós ficamos com as ondas!

Responder
JP
7/3/2012 09:43:58

Pessoal vamos nos unir uma vez por todas e boicotar este evento á seria.....

Responder
Jack
7/3/2012 10:39:47

Epá....
Compreendo tudo o que é reclamado para peniche, mas no fundo a questão nem é esta...
Concordo que os surfistas de peniche podiam ter uma participação mais numeroso, mas...
Quem vai organizar? patrocinar? e então? se eu vou pagar, convido quem eu quero e ponto final...
Se a câmara não exige contrapartidas, aí a conversa é outra...
Hoje em dia faz-se de tudo para aparecer uns segundos na tv, até a alma serve de moeda...
Agora os penicheiros e os surfistas de peniche têm de algum modo, uns mais que outros, beneficiado deste protagonismo que o nosso presidente tem conseguido...
Quantos estão hoje com escolas de surf montadas? surf camps? quantos trabalham para essas escolas ou surf camps?
Não são tão poucos assim...
Agora vamos á real questão, os surfistas de peniche querem o mesmo protagonismo que o nosso presidente? ou querem beneficiar destes eventos para apostar na sua formação e nas gerações vindoras?
Esta ultima opcção é que me parece fundamental...
Se temos alguém com qualidade para competir a nivel profissional (e sinceramente não sei se temos), esse surfista deveria ser apoiado para representar a capital da onda em todo o lado e ao mais alto nivel...
Vender a Marca PENICHE para esse tipo de apoio parece-me ao alcance de qualquer presidente, por mais ocupado que esteja devido a compromissos televisivos, mas isto é só uma ideia, de quem não percebe nada de surf...

Falta uma referência...
Uma aposta Clara no Futuro...
Deixar de pensar no imediato e construir qualquer coisa...
Áh.. e Peniche não é só ondas...

Responder
Paulo Fernandes
11/3/2012 06:04:30

Se são eles que pagam, e se isso lhes possibilita convidar quem querem, então podem ir para Cascais organizar estes campeonatos para os amigos, que cá em Peniche ninguém se importa vai importar com isso!

Responder
Leo
18/3/2012 01:27:22

O presidente não tem nada a ver com a abertura de escolas de surf nem surfcamp's,daqui a pouco foi o presidente que inventou o surf!..

Responder
Carolina
7/3/2012 12:11:54

É uma vergonha mesmo! Mas não me surpreende nada. É o que acontece pelo mundo fora em tantos outros contextos sem serem o do surf. Exploram e expremem bem o que de melhor temos, dão-nos meia dúzia de tostões em troca, e depois acabamos sempre por ficar no esquecimento. Isto no caso de não ficarmos a apanhar os cacos.... É o resultado de tudo o que se deixa iludir pelo dinheiro, comercialismo e politiquices. Mantenham-se free spirit! E não se cansem de denunciar a mentira! Força Surfistas Penicheiros!

Responder
Varela
7/3/2012 12:28:49

Eu subscrevo tudo o que o José Miguel disse e reforço que a mama é só para alguns e a terra ainda não ganhou nada de material com estes eventos todos . Isso da prova ser apresentada em Cascais só me dá vontade de rir pois isso só demonstra que esses individuos não querem saber de Peniche para nada e a meu ver nunca mais deviam organizar absolutamente nada nesta terra !! O Jorge Cação é sem duvida um spoul surfer e merece este reconhecimento e convite da organização para participar no evento mas como ele existem muitos outros que chamam os Supertubos casa .Portanto só posso pensar que o convite foi feito para calar os locais ...
Mas espero que a malta agora faça mais perguntas e peça mas explicações ... Ja esta na altura . Já agora quem é que vai gerir o centro de alto rendimento de surf ???? São locais ou a Maltinha dos Lobies ????

Responder
João Assis
7/3/2012 13:58:30

Não sou um filho da terra, mas tenho sido tratado como tal. Subscrevo na integra o que foi escrito pelo Zé Miguel.
Força Zé, dá voz ao nosso desagrado. Isto é uma pouca vergonha.

Responder
Capitulo Perfeito
7/3/2012 15:04:25

Caro José Nunes,

Esta organização está pela primeira e ultima vez a responder a um comentário de forma não oficial, porque entende que a comunidade de surfistas de Peniche merece saber de toda a verdade, e porque deixemos de histórias, somos todos surfistas e como tal entendemos que no nosso desporto ainda conseguimos estar acima de formalidades!!
Peço lhe que antes de falar se informe de forma a não fazer comentários despropositados.
A conferencia foi feita em Cascais porque o evento desde o principio tinha um modelo que contemplava o envolvimento de 7 praias entre caracavelos e figueira, estando ela marcada desde Dezembro, e dentro do pouco budget que a organização têm, foi a forma arranjada para podermos ter um apoio que nos garantisse cumprir com as restrições orçamentais.
Quanto ao representante de Peniche na conferencia, posso lhe adiantar que o Acácio Grandela foi convidado para embaixador do evento para , exactamente representar os surfistas de Peniche, a sua ausência no dia, assim como a do Jorge Cação, deveu se a compromissos que ambos tiveram inadiaveis.
Por fim posso lhe assegurar que a organização tentou contactar algum clube local ou associação representativa dos surfistas e nada encontrou, assim sendo contactou atletas do bodyboard que sabemos que têm influência na comunidade, porque nós também somos surfistas e com muitos anos de frequência na vossa terra, e não só para encher a barriga de ondas mas para passar temporadas a desfrutar dessa bela cidade com as ondas como principal atração, e surfistas pela parte do Acácio.
Quanto ao enxovalhanço que refere em relação aos surfistas da terra, aconselho o a falar com os seus conterraneos e informar se sobre tudo o que têm sido debatido com eles desde que a organização assumiu que a partir do momento que a prova seria obrigatoriamente feita só em Peniche, teria que haver garantias que houvesse pelo menos um local nos competidores.
Tudo o resto parece me que não são guerras desta organização, que simplesmente quis mais uma vez realçar as ondas de Peniche, associando uma terra de ondas a um conceito completamente inovador em Portugal.
Boas ondas a todos os presentes são os nossos desejos, porque é isso que nos move a todos

Responder
José Miguel Nunes
8/3/2012 06:20:16

Caros Organizadores do Capítulo Perfeito

Em primeiro lugar agradecer-lhes o facto de ser o primeiro a ter a honra de merecer da Vossa parte uma resposta “não oficial”. Vamos então agora ao que interessa:
Concordo plenamente quando dizem que a “a comunidade de surfistas de Peniche merece saber de toda a verdade”, mas para que isso acontecesse talvez tivesse sido importante que a conferência de imprensa do lançamento do evento fosse por cá, para então nessa altura podermos perguntar aquilo que ninguém nos disse. Por outro lado não percebo como a verdade possa vir ao de cima, quando as pessoas com responsabilidades neste evento eliminam “link’s” das suas páginas nas redes sociais referentes ao artigo em questão, e não me estou SÓ a referir à Vossa página em concreto, há mais, custa-me realmente a perceber que a este nível haja dificuldade em conviver com a crítica.

Relativamente a estar acima das formalidades, não sei se se refere a questões como por exemplo o convite a determinados atletas ter sido feito pelo facto de terem “feito grandes viagens juntos e surfado ondas perfeitas” (estou a transcrever), em detrimento de outros.

Não me venha com conversas sobre o porquê de a conferência ter sido feita em Cascais, sabe, é que eu faço surf em Peniche quase há trinta anos, e sei perfeitamente a razão disso ter acontecido, não é caso virgem nos campeonatos realizados em Peniche, estão mal habituados, e a razão é possivelmente a mesma de no vídeo da conferência de imprensa, que está disponível na Internet, não ter sido mencionado nem por uma única vez a palavra Peniche ou Supertubos.

Sobre os Vossos contactos com surfistas de Peniche, fique sabendo que eu até sei com quem falaram e em que altura falaram. Quanto a outros surfistas que tentaram contactar, deixe-me que lhe diga que a vontade possivelmente não foi muita, pois se não conseguiram contactar com algum em particular, haveria com toda a certeza outras opções, mas o dever estava feito, e como a vontade de incluir penicheiros também não era muita, juntou-se o útil ao agradável, é que ainda havia muito amiguinho em fila de espera, e se assim já não dava para todos, com mais penicheiros pior ainda…

Quando afirma “teria que haver garantias que houvesse pelo menos um local nos competidores”, este foi o Vosso grande erro, a garantia não poderia ser nunca haver PELO MENOS um local nos competidores a VOTAÇÃO, mas sim haver MAIS DO QUE UM surfista de Peniche a VOTAÇÃO e PELO MENOS DOIS COM ENTRADA DIRETA no evento, assim é que teria de ser, e possivelmente teriam evitado grande parte dos problemas com que se estão a deparar agora.

Ainda para esclarecer, eu não fiz nenhum comentário despropositado, escrevi um artigo com a minha opinião, tendo por base a informação que Vocês disponibilizaram, e deixe que lhe diga, despropositado é o comunicado que Vocês fizeram tendo por base comentários nas redes sociais, para tentarem justificar o facto de terem ignorado Peniche, pois se o evento deixou de ser em várias praias para ser só em Peniche, a conferência de imprensa teria forçosamente de mudar também, e se houve atletas que ficaram de fora dos convidados, esse facto não tem sequer de ser justificado com referências à idoneidade da organização, pois é isso que se espera da mesma.

Finalmente, e para terminar, só mais uma informação, tanto para Vocês como para os que vierem a seguir, acreditem que este tipo de situações vai mesmo mudar em Peniche.

Melhores cumprimentos

Responder
António Albuquerque
8/3/2012 13:51:34

Caro/a Sr/a Capítulo Perfeito,

Já que faz questão, o/a autor/a deste comentário, no uso pleno da liberdade de dar a sua opinião, de referir que é a "primeira e ultima vez a responder a um comentário de forma não oficial" porque é não o faz em nome pessoal ou, pelo menos, assina?

Adoro ver estas coisas tipo anónimo, fica bem e dá credibilidade.

Eu comentei e deixei o meu nome, se o comentário ao que o nosso amigo José Nunes escreveu, com legitimidade natural de o fazer num espaço seu (nosso) onde impera a liberadade de expressão, é feito "de forma não oficial", acho que é de mau gosto usar o nome da organização.

É a minha opinião.

Não sou surfista, nem tenho prancha. Mas nestas ondas, fora de água, gosto de navegar.

Responder
Júlio Rosado
7/3/2012 15:26:37

Já tem mais posts que o Facebook do evento. Isto e sinal que o pessoal não anda a dormir

Responder
Ricardo Leandro
7/3/2012 16:00:05

Subscrevo ,mais uma x a tentarem fazer-nos passar por idiotas

Responder
brun philippe link
8/3/2012 03:32:20

5% de todos os contratos de publicidade em todos os campenatos,organisados nas praias de PENICHE,AFIM DE FINANCIAR O CLUB LOCAL E ASS ."BOARRIDERS" DE PENICHE.

Responder
Ricardo Rico
8/3/2012 04:56:39

Atenção que, a revolta dos locais não se prende só com o campeonato e wildcards mas também com a envolvente, ou seja, com a excessiva "abertura" da autarquia para este tipo de eventos e despreocupação com as praias o ano inteiro, infrastruturas etc e ainda com a presunção dos visitantes dos Supertubos, alguns deles convidados para o tal Capítulo... E isto vai acabar mais tarde ou mais cedo...

Responder
Rafa
8/3/2012 08:00:18

Subscrevo na íntegra, o que foi dito pelo José Miguel. E acrescento, que o trabalho desta organização, segue a linha de investimentos que comprometeram o futuro deste País. Passo a explicar; gastam-se milhões em "feiras de vaidades" e "fogos de artifício", que apenas servem para fazer circular dinheiro entre compadres, e nada fazem de facto, a não ser um circo que dura um ou dois dias, desaparecendo depois, deixando para trás apenas o lixo. Nada fica, nada permanece, nada evolui. Apenas o crowd aumenta, e talvez a facturação do lidl... Não se investe em formação de jovens talentos, não se apoiam clubes, nem atletas desfavorecidos, pois provavelmente iriam fazer sombra ás "estrelas" que têm familiares banqueiros, CEO's da PT e afins, e que fazem um brilharete na família como atletas de sucesso, ou apenas como surfistas... pois esta é uma festa deles, não querem intrusos pobres na sua "vernissage". Caminha-se para a elitização do surf, catalisada por quem devia apoiar o desenvolvimento do desporto. E pobres de espírito como os donos da rip curl, e restante corja de "posers", são apenas dignos de pena, pois para eles o surf é apenas um meio de chegar ao dinheiro e alimentar os seus egos desequilibrados, através destes circos onde eles são os patrões. No fundo, tenho pena destes pobres de espírito, que já se esqueceram do que o surf é... lamentáveis existências, por mais conforto que tenham na vida...

Responder
Márcio
8/3/2012 10:59:40


Subscrevo . . . plenamente!
Respect

Responder
Ana Reis
8/3/2012 14:06:59

Rafa agora é que disseste tudo!!!

Responder
JP
8/3/2012 14:19:33

O Lele ( Acacio ) e um tipo porreiro , amigo de todos , mas não representa a comunidade de surf de Peniche , representa o Restaurante Amigos do Baleal , que tendo uma porta aberta tem de se rir para todos. Agora pergunta lhe se não preferia que o tal campeonato se realizasse na Ericeira ? Pela vossa conversa já deu para ver que são inexperientes e arrogantes. Sim ao Boicote . Todos nos Super . Vamos nos unir uma vez por todas. Power to the People

Responder
Nuno Batalha
8/3/2012 14:33:45

Relativamente ao capitulo perfeito nada a acrescentar se não o cpítulo da linha de cascais e ericeira que viajam pelas ondas portuguesas com todos os amiguinhos mais que conhecidos através da surf portugal hups ...surf da linha de cascais e ericeira, que em nada tem de portugal...sempre os mesmos a aparecer tou farto...desses surfistas que não tem culpa... agora até o trepa e o pedro lima passam a frente de tanto real surfista... porque isto de ser conhecido!!!! epá já basta de cromos... o que mais me deixa desanimada e dá razão ao que tem sido falado anteriormente, foi o facto de durante o campeonato mundial em que se fez uma reportagem promocional da ilha berlenga e apareçe o nosso presidente com o joão macedo a apresentarem a berlenga...é verdade o joão macedo!!!!????...respeito muito o joão macedo o big rider...mas cada macaco no seu galho... qual a relação do joão macedo com a berlenga????!!! nada, zero...temos surfistas locais em peniche com muita experiência não só de surf como de pesca e alguns deles passaram temporadas naquele local a pescar para sobreviver...seria muito mais interesante e construtivo para quem vê tal reportagem sentir o que aquelas almas locais que por ali se aventuraram em dias bonitos e feios... em dias em que a natureza quase os atraiçou e em dias que os comtemplou com momentos e episódios imaginávelmente incriveis... não pelo floreado comercial superfulo da gracinha... mas pela profundeza das palavras e pelo olhar profundo de um local que marca cada um que por li passa tempo de uma vida...a berlenga merece, peniche merece que a realidade de um local seja transmitida por aqueles que tem a marca no seu corpo e na sua alma...

Responder
Sofia
9/3/2012 11:03:43

Vamos boicotar esse evento vergonhoso, e todas as marcas envolvidas...pois ficou provado a falta de caráter desta malta para se autopromoverem...

Responder
Leo
18/3/2012 01:44:44

Onde é que já se viu sermos privados das melhores ondas dos super durante dois meses para um grupo de amigos disfarçados de competidores de um evento com o nome de novela desfrutarem á vontade.Nunca em 33 anos de surf vi uma coisa assim

Responder
Sofia
21/3/2012 11:55:51

Se este evento tivesse alguma dignidade, a marca e fábrica de pranchas que deveria estar envolvida era a Factum, que é de Peniche, e não a Polen...enfim, amigos..........

Responder
Levi
14/4/2012 04:38:43

Realmente... com os custos de fazerem a apresentação do evento em Peniche ainda lhes sobrava dinheiro, cascais é tudo caro!
E esta idea também não foi tão original, é cópia do special edition na nazaré

Responder

Seu comentário será publicado após ser aprovado.


Enviar uma resposta.

    Arquivo

    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Junho 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Julho 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Julho 2011

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.